Com a rotina intensa do cotidiano, principalmente nas metrópoles, as pessoas estão cada vez mais estressadas. Os permanentes desafios enfrentados no trabalho, na família e a negligência em relação aos hábitos saudáveis (alimentação e sono adequados), são alguns dos fatores que contribuem para que o estresse afete um número crescente de pessoas.
Pesquisas indicam que, quando em excesso, o estresse pode ocasionar dificuldades de concentração, cansaço mental, agressividade, perda de memória e apatia, afetando a criatividade e a produtividade, além de provocar crises de ansiedade e prejudicar o bom funcionamento do organismo.
Entretanto, uma alteração simples na rotina pode auxiliar no combate ao estresse: praticar exercício físico.
Musculação, natação, corrida ou caminhada, são alguns exemplos de atividades que podem ser incluídas na rotina de forma simples e produzem um grande benefício para a saúde. A prática regular de exercícios é das maneiras mais eficazes no combate ao estresse.
Dentre os benefícios da prática temos a redução dos níveis de ansiedade e depressão, melhora do humor e aumento da sensação de bem-estar e da autoestima. Além disso, a prática regular de atividades físicas melhora o condicionamento cardiovascular, evita a obesidade, o sedentarismo e ajuda a desligar as preocupações e angústias do cotidiano, sendo uma poderosa válvula de escape.
Com que frequência devo praticar exercício físico?
O indicado é a prática regular, de três a quatro vezes por semana, mas, caso não seja possível, iniciar com atividades com as atividades duas vezes na semana já é um passo importante para a melhora e manutenção da sua saúde. Quando a prática da atividade física é iniciada, uma série de benefícios psicofisiológicos ocorrem por conta da liberação de alguns hormônios como:
- Adrenalina: que atua quando ocorre um estresse físico e emocional
- Cortisol: potente anti-inflamatório natural
- Glucagon: atua no fígado aumentando a quantidade de glicose depositada
- GH: hormônio de crescimento, que produz leve sensação de bem-estar
- Endorfina: produz a sensação de prazer e melhora a qualidade do sono
- Quais os cuidados para começar a praticar atividade física?
Antes de tudo, o mais importante, é procurar seu médico e verificar se está apto e quais atividades pode realizar. Dessa forma, você poderá praticar a atividade com maior segurança, sabem que ela só proporcionará benefícios a sua saúde.
Quando for buscar uma modalidade, procure a atividade que, além dos benefícios a sua saúde, seja prazerosa. Pois, assim, ela proporcionará mais do que apenas benefícios corporais, vai auxiliar no equilíbrio mental e emocional.
Mentor de Produtividade e Alta Performance do G4 Educação.
Professor e fundador do grupo GM4 e @OMedicoEmpresario - cursos e imersões na área médica e de gestão para médicos.
Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina da Longevidade.
Faixa preta de jiu-jitsu desde 2004.
- Como Eu Sei que Estou Entrando na Menopausa? Dicas Úteis - 21 de julho de 2024
- Alimentos que Reduzem o Estresse: Melhore Sua Saúde Mental - 16 de julho de 2024
- Prevenção e Tratamento da Obesidade: Como Melhorar a Saúde - 11 de julho de 2024