Muito buscado por atletas de alto rendimento e amadores, suplementação ajuda a melhorar a a força e aumentar a massa magra
CREATINA
Aminoácido presente nos alimentos e também sintetizado no nosso corpo pelo fígado, rins e pâncreas, a partir dos aminoácidos glicina, arginina e metionina. Nos alimentos, a creatina é encontrada em maior quantidade nas proteínas de origem animal (salmão – 4,5g/ kg, carne bovina – 4,5g/kg)
Não tem ação sem estar associada ao exercício físico. Indicada em atividades de força como a musculação, modalidades de combates (jiu jitsu, MMA), levantamento de peso, modalidades coletivas (futebol, Handball…) de curta duração como corrida de 100m, 200m e 400m. Atividades que durem até 150 segundos. Pode também ser utilizada em pré temporada de corrida/ciclismo junto a musculação para aumentar força e potência
Idosos e vegetarianos se beneficiam da suplementação. Os vegetarianos por não ingerirem proteínas de origem animal possuem menor quantidade de creatina no músculo, respondendo melhor a suplementação. A melhor forma encontrada na indústria de suplemento é a monohidratada.
Funções:
- Aumentar o volume e a qualidade do treino
- Aumentar força e potência
- Redução da acidez muscular, tamponado das concentrações dos íons H+ atenuando a fadiga,
- Aumentar os “tiros” ou “sprint”
- Aumento da massa muscular/ hipertrofia muscular
Dose: 3 a 5 g/dia. Pode ser feito carregamento por 5 a 7 dias 4 tomadas de 5g.
BETA-ALANINA
Aminoácido não essencial, que aumenta as concentrações do aminoácido Carnosina no músculo. Apresenta inúmeras funções biológicas: tamponamento dos íons H+ (hidrogênio), “redução da acidez muscular”, redução do pH muscular (pH mais ácido) contribuindo para a fadiga, aumento do desempenho esportivo.
O aminoácido Carnosina, que está dentro do músculo é responsável pelo tamponamento. A ingestão de beta-alanina aumenta as concentrações intramusculares de Carnosina que levaria a maior resistência à fadiga, aumento da força muscular e redução das espécies reativas de oxigênio.
A Carnosina está em maior concentração nas fibras musculares de contração rápida (tipo II), portanto sua maior ação acontece em atividades de alta intensidade e curta duração.
Dose : 3,2 a 6g/dia, divididas em várias “tomadas” ao dia (800 a 1600 mg/dose, doses de 800mg são mais toleradas) para evitar o efeito colateral de parestesia (coceira/ formigamento).
|
|
|
|
Mentor de Produtividade e Alta Performance do G4 Educação.
Professor e fundador do grupo GM4 e @OMedicoEmpresario - cursos e imersões na área médica e de gestão para médicos.
Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina da Longevidade.
Faixa preta de jiu-jitsu desde 2004.
- Como Eu Sei que Estou Entrando na Menopausa? Dicas Úteis - 21 de julho de 2024
- Alimentos que Reduzem o Estresse: Melhore Sua Saúde Mental - 16 de julho de 2024
- Prevenção e Tratamento da Obesidade: Como Melhorar a Saúde - 11 de julho de 2024