Desafie-se a ficar 30 dias sem açúcar.
De molhos de tomate à pães integrais, o açúcar adicionado pode ser encontrado até mesmo nos produtos mais inesperados.
Muitas pessoas dependem de alimentos rápidos e processados para refeições e lanches. Uma vez que esses produtos geralmente contêm açúcar adicionado, eles constituem uma grande proporção de sua ingestão calórica diária.
Pesquisas apontam que o consumo de açúcar é uma das principais causas da obesidade e de muitas doenças crônicas, como o diabetes tipo 2.
Listamos aqui, 11 razões pelas quais seria interessante você diminuir a ingestão de açúcar no seu dia a dia.
Pode causar ganho de peso
Os produtos ultraprocessados são ricos em açúcar (e em sódio também). Esse açúcar adicionado, especialmente em bebidas e sucos aparentemente naturais, é considerado um dos principais culpados pelo aumento da obesidade no Brasil e no mundo.
Pode aumentar o risco de doenças cardíacas
As dietas ricas em açúcar têm sido associadas a um risco aumentado de muitas doenças, incluindo doenças cardíacas, a causa número um de morte em todo o mundo.
As evidências sugerem que as dietas ricas em açúcar podem levar à obesidade, inflamação e níveis elevados de triglicerídeos, açúcar no sangue e pressão arterial – todos fatores de risco para doenças cardíacas.
Tem sido associado à acne
Uma dieta rica em carboidratos refinados, incluindo alimentos e bebidas açucarados, foi associada a um maior risco de desenvolver acne.
Alimentos ricos em açúcar aumentam rapidamente os níveis de açúcar no sangue e insulina, causando aumento da secreção de andrógenos, produção de óleo e inflamação, os quais desempenham um papel no desenvolvimento da acne.
Aumenta o risco de diabetes tipo 2
A obesidade, que geralmente é causada pelo consumo de muito açúcar, é considerada um fator de risco mais forte para diabetes.
Além do mais, o consumo prolongado de alto teor de açúcar aumenta a resistência à insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas que regula os níveis de açúcar no sangue.
Uma dieta rica em açúcar pode causar obesidade e resistência à insulina, fatores de risco para diabetes tipo 2.
Pode aumentar o risco de depressão
Assim como uma dieta saudável pode ajudar a melhorar o seu humor, uma dieta rica em açúcar e alimentos processados pode aumentar suas chances de desenvolver depressão.
Pesquisadores acreditam que oscilações de açúcar no sangue, desregulação de neurotransmissores e inflamação podem ser razões para o impacto prejudicial do açúcar na saúde mental.
Pode acelerar o processo de envelhecimento da pele
Escolhas alimentares inadequadas podem piorar a formação de linhas, rugas e acelerar o processo de envelhecimento da pele.
Os produtos finais de glicação avançada (AGE) são compostos formados por reações entre o açúcar e a proteína em seu corpo. Eles são suspeitos de desempenhar um papel fundamental no envelhecimento da pele. Eles danificam o colágeno e a elastina, que ajudam a pele a manter sua aparência mais jovem.
Pode aumentar o envelhecimento celular
Telômeros são estruturas encontradas no final dos cromossomos, que são moléculas que contêm parte ou toda a sua informação genética. Atuam como capas protetoras, evitando que os cromossomos se deteriorem ou se fundam.
Embora o encurtamento dos telômeros seja uma parte normal do envelhecimento, escolhas de estilo de vida pouco saudáveis podem acelerar o processo, como consumir grandes quantidades de açúcar.
Drena sua energia
Alimentos com alto teor de açúcar aumentam rapidamente os níveis de açúcar no sangue e insulina, levando a um aumento de energia.
No entanto, esse aumento nos níveis de energia é passageiro.
Produtos que são carregados com açúcar, mas com falta de proteína, fibra ou gordura levam a um breve aumento de energia que é rapidamente seguido por uma queda acentuada no açúcar no sangue.
Ter oscilações constantes de açúcar no sangue pode levar a grandes flutuações nos níveis de energia.
Como reduzir a ingestão de açúcar
O açúcar adicionado em excesso tem muitos efeitos negativos para a saúde.
Embora consumir pequenas quantidades de vez em quando seja perfeitamente saudável, você deve tentar reduzir o açúcar sempre que possível.
Felizmente, o simples fato de se concentrar em comer alimentos naturais e não processados, diminui automaticamente a quantidade de açúcar em sua dieta.
Quer que eu te ajude com essa jornada de 30 dias? Clique abaixo e receba os conteúdos exclusivos 😊
[action full_width=’yes’ content_in_grid=’yes’ type=’normal’ icon=” icon_size=” icon_color=” custom_icon=” background_color=” border_color=” show_button=’yes’ button_text=’Clique Aqui’ button_link=’https://conteudo.espacovolpi.com.br/30-dias-sem-acucar’ button_target=” button_text_color=” button_hover_text_color=” button_background_color=” button_hover_background_color=” button_border_color=” button_hover_border_color=”]
Receba os conteúdos exclusivos
[/action]
Mentor de Produtividade e Alta Performance do G4 Educação.
Professor e fundador do grupo GM4 e @OMedicoEmpresario - cursos e imersões na área médica e de gestão para médicos.
Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina da Longevidade.
Faixa preta de jiu-jitsu desde 2004.
- Como Eu Sei que Estou Entrando na Menopausa? Dicas Úteis - 21 de julho de 2024
- Alimentos que Reduzem o Estresse: Melhore Sua Saúde Mental - 16 de julho de 2024
- Prevenção e Tratamento da Obesidade: Como Melhorar a Saúde - 11 de julho de 2024