No geral, seu sistema imunológico faz um trabalho notável em defender o corpo contra microorganismos causadores de doenças.
Mas às vezes ele falha e doenças oportunistas podem atacar,
É possível intervir nesse processo e impulsionar seu sistema imunológico? E se você melhorar sua dieta? Tomar certas vitaminas? Fazer outras mudanças no estilo de vida pode produzir uma resposta imune quase perfeita?
O sistema imunológico é precisamente isso – um sistema, não uma entidade única. Para funcionar bem, requer equilíbrio e harmonia.
Atualmente, os pesquisadores de Harvard estão explorando os efeitos da dieta, exercício, idade, estresse psicológico e outros fatores na resposta imune, tanto em animais quanto em humanos, buscando fortalecer o sistema imunológico.
Enquanto isso, estratégias gerais de vida saudável são uma boa maneira de começar a dar vantagem ao seu sistema imunológico.
Sua primeira linha de defesa é escolher um estilo de vida saudável.
Portanto, seguir as diretrizes gerais de boa saúde é o melhor passo que você pode tomar para manter naturalmente seu sistema imunológico forte e saudável.
Todas as partes do corpo, incluindo o sistema imunológico, funcionam melhor quando protegidas contra ataques ambientais e apoiadas por estratégias de vida saudável, como:
Não fumar.
Fazer uma dieta rica em frutas e legumes.
Exercitar-se regularmente.
Manter um peso saudável.
Bebidas alcoólicas apenas com moderação.
Dormir adequadamente.
Lavar as mãos com frequência e cozinhar bem as carnes.
Tentar minimizar o estresse.
Dieta e seu sistema imunológico
Como qualquer força de combate, o exército do sistema imunológico marcha sobre seu estômago. Guerreiros saudáveis do sistema imunológico precisam de nutrição regular e boa.
Os cientistas há muito reconhecem que as pessoas que vivem na pobreza e estão desnutridas são mais vulneráveis a doenças infecciosas.
Então o que você pode fazer?
Se você suspeitar que sua dieta não está fornecendo todas as necessidades de micronutrientes – talvez, por exemplo, você não goste de legumes – tomar um suplemento mineral e multivitamínico diariamente pode trazer outros benefícios à saúde, além de possíveis efeitos benéficos para o sistema imunológico.
Estresse e função imunológica
A medicina moderna passou a apreciar a relação intimamente ligada da mente e do corpo.
Uma grande variedade de doenças, incluindo dores de estômago, urticária e até doenças cardíacas, estão ligadas aos efeitos do estresse emocional.
Apesar dos desafios, os cientistas estão estudando ativamente a relação entre estresse e função imunológica.
Por um lado, é difícil definir o estresse. O que pode parecer uma situação estressante para uma pessoa não é para outra.
Quando as pessoas são expostas a situações que consideram estressantes, é difícil medir quanto estresse elas sentem e difícil para o cientista saber se a impressão subjetiva de uma pessoa sobre a quantidade de estresse é precisa.
O cientista só pode medir coisas que podem refletir o estresse, como o número de vezes que o coração bate a cada minuto, mas essas medidas também podem refletir outros fatores.
A maioria dos cientistas que estuda a relação entre estresse e função imunológica, no entanto, não estuda um estressor repentino e de curta duração.
Ao invés disso, eles tentam estudar estressores mais constantes e frequentes, conhecidos como estresse crônico, como o causado pelo relacionamento com a família, amigos e colegas de trabalho ou desafios contínuos para um bom desempenho no trabalho.
Alguns cientistas estão investigando se o estresse contínuo afeta a imunidade e como evitá-lo para fortalecer o sistema imunológico.
Exercício: bom ou ruim para a imunidade?
O exercício regular é um dos pilares da vida saudável. Melhora a saúde cardiovascular, diminui a pressão sanguínea, ajuda a controlar o peso corporal e protege contra uma variedade de doenças.
Mas isso ajuda a impulsionar seu sistema imunológico naturalmente e a mantê-lo saudável?
Assim como uma dieta saudável, o exercício pode contribuir para a boa saúde geral e, portanto, para um sistema imunológico saudável.
Pode contribuir ainda mais diretamente, promovendo uma boa circulação, o que permite que as células e substâncias do sistema imunológico se movam livremente pelo corpo e façam seu trabalho com eficiência.
E a suplementação, é necessária?
Suplementações com vitamina D, vitamina C e glutamina podem ser indicados para fortalecer a imunidade.
Sabe-se que a falta de vitamina D é causada por um organismo que está com o sistema imunológico enfraquecido.
Já a vitamina C é um poderoso antioxidante, que protege nossas células dos radicais livres, tornando o sistema mais forte contra invasores.
A glutamina é um aminoácido que age na microbiota intestinal, melhorando a absorção de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.
[action full_width=’yes’ content_in_grid=’yes’ type=’normal’ icon=” icon_size=” icon_color=’#254066′ custom_icon=” background_color=” border_color=” show_button=’yes’ button_text=’Clique Aqui’ button_link=’http://espacovolpi.rds.land/dicas-para-imunidade’ button_target=” button_text_color=” button_hover_text_color=” button_background_color=” button_hover_background_color=” button_border_color=” button_hover_border_color=”]
Quero agendar uma consulta
[/action]
Mentor de Produtividade e Alta Performance do G4 Educação.
Professor e fundador do grupo GM4 e @OMedicoEmpresario - cursos e imersões na área médica e de gestão para médicos.
Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina da Longevidade.
Faixa preta de jiu-jitsu desde 2004.
- Como Eu Sei que Estou Entrando na Menopausa? Dicas Úteis - 21 de julho de 2024
- Alimentos que Reduzem o Estresse: Melhore Sua Saúde Mental - 16 de julho de 2024
- Prevenção e Tratamento da Obesidade: Como Melhorar a Saúde - 11 de julho de 2024