Não é segredo que alcançar sua meta de peso pode ser difícil. No começo você perde peso mais rápido, porque o corpo elimina primeiro os líquidos, só depois ele inicia a queima de gordura, e esse é um processo mais demorado.
Quando se chega em um certo ponto da dieta, acontece um fenômeno chamado Platô do Emagrecimento, no qual a balança simplesmente estagna e as mudanças já não são tão aparentes.
Por que isso acontece?
Uma das possibilidades, se você segue uma dieta de baixas calorias e pratica exercícios regularmente, seu metabolismo pode desacelerar a queima de gorduras para compensar guardar energia e compensar a restrição alimentar. Por isso, é necessário o acompanhamento de profissionais especializados para te auxiliarem nessa etapa.
No entanto, não desanime!
Confira algumas dicas para te ajudar no emagrecimento.
1 – Seja honesto
Reflita sobre sua alimentação diária e perceba se não está comendo mais carboidratos do que a sua cota máxima para perder peso. Experimente diminuir a ingestão por dez dias, coma de maneira simples e controlada.
2- Anote tudo
Não é fácil ter a disciplina de manter um diário alimentar, mas é essencial para você controlar sua dieta. Consequentemente, você vai ficar mais consciente das suas escolhas.
3 – Atenção às proteínas
No corpo, a proteína em excesso também acaba convertida em glicose e isso pode estar impedindo você de perder peso. Procure comer: carnes magras, frango grelhado e claras de ovos.
4 – Cuidado com as oleaginosas
Nas dietas de baixo consumo de carboidratos (low carb), é permitido comer nozes, macadâmias, castanhas e amêndoas, mas tenha atenção com a quantidade. Uma porção justa é de dois punhados, em torno de 50 gramas, e consumir mais do que essa quantidade diariamente pode prejudicar sua dieta.
5 – Pegue leve nos queijos
A proteína dos queijos em excesso pode se converter em glicose e afetar o emagrecimento. Se estiver enfrentando dificuldades para perder peso, coloque os laticínios na “lista de suspeitos” e faça um período de teste sem consumi-los.
6 – Tenha paciência
Pense em quanto tempo você ficou acima do seu peso que deseja atingir, isso ajuda a manter a tranquilidade.
7 – Faça treinos diferentes
Embora uma dieta bem feita seja 90% do processo de emagrecimento, fazer exercícios manterá você comprometido com o seu projeto. Fale com seu treinador e procure alternar os exercícios para que seu corpo continue perdendo peso e não fiquei acomodado com a atividade que está realizando.
8 – Acompanhe suas medidas
Verifique mensalmente suas medidas. Você não ver os números na balança, mas pode ter perdido medidas.
9 – Faça jejum
Quem está há mais de um mês sem perder peso, pode se beneficiar de jejuns curtos de até 24 horas, uma vez por semana. Dica: Experimente o jejum no período de 16 horas, jantando às 20h e depois voltando a comer apenas no almoço do dia seguinte.
Mentor de Produtividade e Alta Performance do G4 Educação.
Professor e fundador do grupo GM4 e @OMedicoEmpresario - cursos e imersões na área médica e de gestão para médicos.
Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina da Longevidade.
Faixa preta de jiu-jitsu desde 2004.
- Como Eu Sei que Estou Entrando na Menopausa? Dicas Úteis - 21 de julho de 2024
- Alimentos que Reduzem o Estresse: Melhore Sua Saúde Mental - 16 de julho de 2024
- Prevenção e Tratamento da Obesidade: Como Melhorar a Saúde - 11 de julho de 2024