Muitas vezes, a maioria dos atletas, em época de treino, ou fora dela, não percebem a importância de comer a quantidade e variedade certa de vegetais e frutas na dieta. O consumo destes alimentos, têm um papel determinantes na sua performance, podendo afetar a resistência, desempenho e rendimento.
O conteúdo dos micronutrientes presentes nas frutas e vegetais têm um papel importante na manutenção da saúde e na otimização do desempenho físico, produção de energia e recuperação de tecidos durante os períodos de treino. Estes nutrientes não podem ser sintetizados pelo organismo e, por isso, é essencial que o atleta consuma uma dieta rica em frutas e vegetais para apoiar os treinos e a recuperação. Quando isso não acontece, pode potenciar fadiga, lesão muscular e prejudicar a função imunitária.
Atletas e pessoas que pratiquem exercício intenso também podem, potencialmente, ter um risco aumentado de doença e infeção. Isso deve-se a uma maior necessidade de antioxidantes, que pode ser colmatada, muitas vezes, com um aporte extra de frutas e legumes. Sumos naturais equilibrados a cada atleta podem ser uma ótima maneira de promover esse consumo extra. Um estudo que analisou os a quantidade necessária de antioxidantes em períodos de treino, teve como resultado com mais benefícios uma ingestão diária que incluísse cinco a sete porções de frutas e vegetais.
Vitamina A, C e E
Certos micronutrientes, como vitamina A, vitamina C, vitamina E e os sais minerais como magnésio e potássio, encontrados em frutas e vegetais têm um papel fundamental na manutenção e integridade do sistema imunitário e no da contração e força muscular. Esses nutrientes têm um papel de defesa de radicais livres e reduzindo os danos dos mesmos, que podem aumentar a destruição de células e tecidos musculares saudáveis, reduzindo assim o desempenho, a resistência e a força. Exercício intensivo irá esgotar com mais facilidade os antioxidantes.
Por exemplo, vegetais verde-escuros são ricos em várias substâncias essenciais para o desempenho atlético, como cálcio, vitamina C, magnésio, zinco, ferro e muitos outros nutrientes e devem ser consumidos regularmente.
Adicionando Legumes e Frutas na dieta
Além disto, normalmente é muito fácil adicionar mais fruta e legumes à dieta, sendo consumidos como um lanche, por exemplo, e deve estar no topo da lista de opções neste tipo de refeição intermédia. Pode-se também desfrutar de aipo, cenoura, capsicum (pimentas) e palitos de pepino com frutas.
Tal como já disse anteriormente, os sumos naturais podem ser uma ótima opção para de aumentar o consumo de frutas e legumes, tornando um ótimo complemento para repor fitonutrientes, antioxidantes e eletrólitos, podendo ser consumidos antes ou depois do exercício para melhorar o desempenho e a recuperação.
Mentor de Produtividade e Alta Performance do G4 Educação.
Professor e fundador do grupo GM4 e @OMedicoEmpresario - cursos e imersões na área médica e de gestão para médicos.
Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina da Longevidade.
Faixa preta de jiu-jitsu desde 2004.
- Como Eu Sei que Estou Entrando na Menopausa? Dicas Úteis - 21 de julho de 2024
- Alimentos que Reduzem o Estresse: Melhore Sua Saúde Mental - 16 de julho de 2024
- Prevenção e Tratamento da Obesidade: Como Melhorar a Saúde - 11 de julho de 2024