Mitos sobre emagrecimento que você provavelmente acredita. Listamos aqui alguns deles:
Todas as calorias são iguais
As calorias são medidas de energia. Embora as calorias tenham o mesmo conteúdo de energia, nem todas as fontes de energia terão o mesmo efeito sobre o desempenho do seu corpo e sobre o seu peso.
De que forma?
Diferentes alimentos passam por diferentes vias metabólicas e produzem efeitos diversos em nossa fome e nos hormônios que regulam o armazenamento de gordura e consequentemente o nosso peso.
Exemplo: a caloria oriunda de uma proteína não é a mesma caloria proveniente da gordura, muito menos do carboidrato.
Quando você substitui carboidratos e gorduras por proteína, a sua fome e a sua vontade de comer (que são duas coisas diferentes) reduzem consideravelmente, ao mesmo tempo que aqueles hormônios que regulam o peso agem de maneira mais eficaz.
Além disso, as calorias de alimentos integrais ou naturais são muito mais completas do que as que compõem os alimentos refinados, como os doces, refrigerantes e industrializados em geral.
A perda de peso é um processo linear
Dr. Thiago Volpi falou em um post recente sobre como o emagrecimento NÃO é um processo linear, ao contrário do que somos levados a pensar.
Isso quer dizer que durante alguns dias ou semanas você perde peso, em outros, você pode ganhar um pouco ou atingir um platô, onde a perda de peso fica estagnada.
Por isso é tão importante que, durante o processo de emagrecimento, haja um acompanhamento contínuo que trace estratégia para todas as etapas naturais da perda de peso, sem afetar o resultado final pretendido.
Coma menos, mexa-se mais
A gordura corporal nada mais é do que energia armazenada e para gastar essa energia você deve ingerir menos calorias do que o seu corpo consome durante o dia.
E parece bastante lógico que comer menos e se exercitar mais, resulta numa perda de peso efetiva, certo? Mais ou menos
Se você briga com a balança há bastante tempo, e concentrar-se apenas na perda de peso a curto prazo num binômio pouca comida x muito exercício, você poderá ter um efeito rebote e engordar tudo novamente, por questões biológicas.
A melhor estratégia é mudar hábitos a longo prazo e sustentar uma rotina adequada de alimentação e exercícios.
Carbos engordam
Dietas baixas em carboidrato fazem com que você emagreça mais rapidamente, fato comprovado pela ciência.
Nessa orientação de baixo carbo, mesmo que não haja uma contagem restritiva de calorias, o aumento na ingestão de proteínas fará com que haja perda de peso.
Mas isso significa que os carboidratos por si só são capazes de nos engordar?
A resposta é não, embora os carboidratos refinados estejam claramente ligados ao ganho de peso, os alimentos naturais e integrais são bastante saudáveis e podem ser incluídos no seu cardápio diário.
A Gordura é que faz você engordar
Somos levados a pensar que comer gordura fará com que o nosso organismo a armazene ainda mais, mas em nosso corpo as coisas não funcionam dessa maneira tão simples assim.
A gordura não está ligada ao ganho de peso, como prega o senso comum, exceto pelo fato dela estar presente em alimentos altamente calóricos, como os fast foods.
Os fast foods são altamente calóricos porque combinam a gordura com uma grande quantidade de açúcares.
Segundo diversos estudos científicos, dietas com alta ingestão de gordura e pobres em carboidratos se mostraram altamente eficientes para emagrecer.
Mas o que isso significa?
Que se você consumir uma grande quantidade de gordura conjuntamente com muitos carboidratos e alimentos processados, você irá engordar mas não por causa da gordura, especificamente.
Pular o café da manhã fará você engordar.
Vários estudos já mostraram que comer no café da manhã ou comer religiosamente a cada 3 horas não tem nenhum efeito considerável no peso das pessoas.
O que vale realmente é a qualidade dos alimentos que você está ingerindo e a quantidade total de calorias eficazes que estão servindo de combustível para as suas ações cotidianas.
Dietas da moda sempre funcionam
Entrar numa “dieta” da moda, dieta de celebridades, super restritivas é quase um selo de garantia de engordar tudo novamente.
Isso porque não só a perda de peso é importante, mas, sobretudo, a manutenção do peso conquistado.
Essa manutenção só será possível se a sua mente estiver sob controle, sua alimentação equilibrada, fornecendo nutrientes essenciais para o seu organismo funcionar perfeitamente e é impossível conseguir isso com modismos.
É preciso mudar os hábitos, e mantê-los, com consistência.
Por Equipe Espaço Volpi – revisão final por Dr. Diogo Simão CRM 149.544 (médico nutrólogo do Espaço Volpi)
Mentor de Produtividade e Alta Performance do G4 Educação.
Professor e fundador do grupo GM4 e @OMedicoEmpresario - cursos e imersões na área médica e de gestão para médicos.
Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina da Longevidade.
Faixa preta de jiu-jitsu desde 2004.
- Como Eu Sei que Estou Entrando na Menopausa? Dicas Úteis - 21 de julho de 2024
- Alimentos que Reduzem o Estresse: Melhore Sua Saúde Mental - 16 de julho de 2024
- Prevenção e Tratamento da Obesidade: Como Melhorar a Saúde - 11 de julho de 2024