Especialista explica que, mesmo sem uma dieta restritiva, é possível manter o peso baixo com um programa de exercícios adequado
Mais um ano se inicia e com ele vêm mais uma vez as famosas proposições de ano novo e certamente a grande maioria dessas proposições tem como tema principal entrar em forma. Para atingir essa meta tão desejada e desafiadora, não existe nenhuma fórmula mágica, o proponente deverá necessariamente ajustar sua dieta, iniciar ou refinar seu programa de atividades físicas e principalmente, e talvez a etapa mais difícil, incorporar esses novos hábitos no seu dia-a-dia.
Porém, modificar hábitos é tão difícil que uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que para a grande maioria das pessoas, essas proposições de ano novo são abandonadas em menos de 15 dias. O grau de dificuldade será sempre proporcional à magnitude da mudança.
Basta lembrarmos do exemplo de um programa de televisão americano chamado “The Biggest Loser”, ou “O Grande Perdedor”, em português, em que os participantes são submetidos a uma dieta bastante restritiva e a um programa de atividades físicas muito intenso com o objetivo de premiar aquele que perdeu mais peso ao fim do programa. É fato que os participantes perdem peso, mas, o que acontece após o término do programa?
Uma pesquisa publicada em 2017, na revista Obesity, realizada com ex-participantes do programa revelou que o fator determinante para a melhor manutenção do resultado conquistado, ou seja, menor reganho de peso, foi a manutenção do hábito de se realizar exercícios. Para entender melhor, os ex-participantes que tiveram bom resultado a longo prazo foram aqueles que incorporaram atividade física na sua vida, apesar de não continuarem com a dieta restritiva do programa.
Portanto, se você se propôs a entrar em forma em 2019, mas sempre acaba escapulindo da dieta, faça exercícios regularmente para ajudar a manter o resultado conquistado.
Mentor de Produtividade e Alta Performance do G4 Educação.
Professor e fundador do grupo GM4 e @OMedicoEmpresario - cursos e imersões na área médica e de gestão para médicos.
Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina da Longevidade.
Faixa preta de jiu-jitsu desde 2004.
- Como Eu Sei que Estou Entrando na Menopausa? Dicas Úteis - 21 de julho de 2024
- Alimentos que Reduzem o Estresse: Melhore Sua Saúde Mental - 16 de julho de 2024
- Prevenção e Tratamento da Obesidade: Como Melhorar a Saúde - 11 de julho de 2024